Benefícios da biomassa da banana verde para a sua saúde

Benefícios da biomassa da banana verde para a sua saúde

Se há uma fruta que não fica de fora do cardápio nutricional de meus pacientes é a banana verde. Diversos estudos no campo da nutrição apontam benefícios desse alimento. Entre eles, a biomassa de banana verde é capaz de melhorar a imunidade, fortalecer os mecanismos de proteção do intestino (reduzindo riscos de câncer no órgão), controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura na região do abdômen. Isso despertou sua atenção, né?

Para entender como isso é possível, vou relacionar algumas propriedades que o fruto pode trazer ao organismo. De acordo com um estudo feito por pesquisadora Ana Flávia Carmo, da Universidade de São Paulo, “a polpa da banana verde cozida, conhecida como biomassa de banana verde, consiste em uma pasta da banana não madura, que apresenta excelente propriedade espessante e, por ser desprovida de sabor, pode ser utilizada em grande variedade de pratos, sem ocasionar alteração no gosto dos alimentos”.

Ou seja: não tem aquela de: “ah, mas eu não gosto de banana”. Você desfrutará dos benefícios sem sentir o sabor.

Tudo isso com benefícios comprovados. Veja só como a banana verde pode ajudar o seu organismo:

• Previne diabetes tipo 2
• Ajuda no emagrecimento
• Melhora a saúde do intestino
• Ajuda na imunidade
• Controla o níveis de colesterol

Por que a banana verde?

Ainda de acordo com o estudo, o fruto ainda verde apresenta maiores taxas de sais minerais, flavonóides, altas concentrações de amido resistente e apenas 2% de açúcares. Por ter essas propriedades, o alimento tem sua digestão de forma mais lenta no organismo, o que favorece o controle do diabetes e, a partir do consumo em maior tempo, diminuindo níveis de colesterol e outras enfermidades associadas ao intestino, como constipação, diverticulose, hemorróidas e até mesmo diminuição do risco de câncer de cólon.

Mas o que é a biomassa de banana verde?

É a polpa de banana verde cozida, que gera uma pasta da banana não madura que apresenta excelente propriedade espessante. Desse modo, por não apresentar sabor, como mencionei acima, é possível utilizá-la em vários pratos, sem interferir no paladar do seu cardápio.

Há três maneiras de gerar a biomassa de banana verde:

1. Biomassa feita com polpa
2. Biomassa feita com casca do fruto verde
3. Biomassa feita que contenha casca e polpa

Para chegar a um dos três, o preciso fazer um processo de limpeza e higienização que consiste em:

• Lavar o fruto ainda com casca, com esponja, água e sabão
• Enxaguar para total retirada do sabão
• Coloque os frutos na panela de pressão com água fervente
• Cozinhe por oito minutos com fogo brando
• Desligue o fogo e mantenha por mais 12 minutos na água quente
• Com muito cuidado, retire as frutas da água quente (pode ser o todo ou só a polpa, conforme os três tipos que colocamos acima), e leve a um liquidificador ou processador.
• Bata com um pouco de água, até formar uma pasta bem espessa.
• Guarde em porções pequenas (cubos para sucos/ e xícara para pratos culinários)

IMPORTANTE: não é porque a biomassa de banana verde é ótima que você vai exagerar na dose. O consumo recomendado é de duas colheres de sopa por dia, podendo ser mais ou menos de acordo com sua necessidade (dentro do uso que você estipular!).

Gostou dessa dica? Cadastre-se na minha Newsletter para que eu envie outras recomendações a você! Até o próximo post!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado